Translate

quinta-feira, 2 de julho de 2009

o que servir - ordem do cardápio

Ao se elaborar um cardápio há uma ordem a ser seguida. O mais comum é servir entrada, prato principal, acompanhamento, sobremesa, queijos e frutas. Nos menus mais sofisticados é servido o sorbet , um tipo de sorvete leve, a base de frutas ,que tem como função limpar a boca e prepará-la para receber outros sabores e aromas.
Siga o clima da estação. Dias quentes combinam com saladas, pratos leves, vinhos levemente resfriados, frutas e sorvetes. Já para o frio, sopas, pratos mais condimentados, vinhos encorpados, sobremesas de chocolate são benvindas, mas sempre com moderação, especialmente se forem servidos no jantar.
Ao pensar no cardápio não repita ingredientes, ou seja, se for servir torta de limão de sobremesa não sirva um escalope com limão. Cuidado com temperos picantes, ingredientes gordurosos, combine uma sobremesa leve se o prato principal for mais pesado e varie as texturas: misture ensopados com assados e grelhados.
Os pratos devem ser escolhidos de acordo com a faixa etária dos convidados: jovens tendem a gostar de tudo, os mais idosos evitam alimentos mais pesados e condimentados.
Seja prática na cozinha. Evite pratos complicados, pratos que exijam a sua presença na cozinha (afinal você é a anfitriã) e evite frituras que precisam ser servidas crocantes, o que é difícil obter com maior número de convidados; se o jantar não for sentado, evite o uso de faca.
Se for servir em rechaud, escolha preparações que toleram melhor o aquecimento, como os pratos ensopados de maneira geral;
Se não tem ninguém para ajudá-la na cozinha e o tempo permitir, abuse dos pratos frios;
Não dispense o uso de bandejas para servir salgadinhos, pratos e bebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Internet é maravilhosa... e ficará muito mais se pudermos utiliza-la para levar carinho ... esperança... otimismo... e principalmente tratarmos ao outro como gostaríamos de ser tratados.
Se abrirmos nossos corações... faremos de cada internauta conhecido um ser sumamente importante!
Assim como tu és !
E então?
Todos nós somos seres especiais... buscando feedback
Então deixe seu comentário ficarei muito feliz em ler suas considerações!beijos a todos!