Translate

domingo, 13 de dezembro de 2009

DOCE DE JILÓ HUMMMM!!



Esse doce de jiló fiz ontem ñ da muito trabalho é ao contrário do que se pensa ñ amarga e delicioso doce é macio .Só tem um problema vc oferece nimguem quer !Jiló deus me livre !
Dou bastante risada com esta situação me divirto a valer.rsrs.. Quer aprender?

Vamos lá,
pegue 1 k de jilós limpos e descasque tire a casca bem fininha deixe de molho em um recipiente tampado é vá trocando a agua varias vezes ao dia .(faça isso um dia inteiro)depois arrume folhas de figo( umas 10 )poe o jiló junto com as folhas para cozinhar até o jilo ficar macio,retire da agua ,faça uma calda de açucar(calda bem grossa para ñ ficar aguada) coloque os jilós já cozidos dentro da calda.e pronto deixe de um dia para o outro e já pode servir.

26 comentários:

  1. Eliana, dia desses eu preparei chips de jiló, adoro esse legume, e o amargo dele não me incomoda.
    Agora, doce e em calda, juro, nunca tinha visto.
    Vou fazer, para provar mais uma delícia com jiló. Se você diz que fica bom, tá dito...rs!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. eita, que legal, mais um blog de brasília... adorei!!!!


    beijos

    ResponderExcluir
  3. nunca gostei de jiló até provar uma salada que minha cunhada faz. é dos deuses. Mas esse jiló na forma de doce, deve ser um espetáculo. farei com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Hola, Eliana.
    Tienes un blog muy bonito y completo, voy a necesitar tiempo para ver todo lo que ofreces ya que hay muchas cosas, así que vendré a visitarte a menudo.
    Estoy encantada de conocer tu blog, nos leemos.

    Un abrazo para ti

    ResponderExcluir
  5. Achei que fossem figos, que interessante! Ninca comi e agora fiquei com vontade.
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Nunca gostei de jilo', justo por ser amargo, mas visto que amo doce imagino que iria apreciar teu doce. Aqui na Italia nao existe, mas fiquei muito curiosa!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  7. Eliana, já copiei a receita e vou fazer, adoro jiló.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. ja esperimentei em Goias, é uma delicia! e o gosto ñ é amargo.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Eliana!A paz de Cristo esteja com vc!Como vc diz,todos riem qdo falamos em doce de jiló...éka,vc é doida...e ai por diante.Mas estou devendo esse doce para um grupo de amigos e não estava achando a receita que copiei a anos atrás,como temos acesso a internet que bem sabemos o qto nos ajuda em muitas situações;cá estou eu e achei a sua receita.Fiquei feliz pois passamos pela mesma situação de comentários sobre o doce.Com certeza vc me ajudou muito e hj mesmo estarei a procura de jilós,assim sendo pagarei a minha divida com meus amigos e provarei que o jiló é como varias situações na vida, de amargo(a)com um toque de doçura pode se transformar em algo muito bom.Concorda?Abraço, e que Deus abençoe a sua vida.Clóres-Bauru/SP.

    ResponderExcluir
  10. CLORES SEUS AMIGOS VÃO SE SURPREENDER COM ESSA DELICIA FICA REALMENTE IGUALZINHO DOCE DE FIGO!!!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  11. sempre temos surpresas quando o assunto é culinária brasileira,muito interessante esse doce.pois sou estudante de gastronomia e nunca ouvi falar sobre esse doce "amargo", rsrsrs. irei fazer com todo prazer.

    ResponderExcluir
  12. Eu experimentei e é uma delicia!

    ResponderExcluir
  13. Minha mãe já fazia doce de jiló em calda há mais de 50 anos atrás e, se divertia de oferecê-los aos clientes do consultório dentário do meu pai, que detestavam jiló. Só falava o que era, depois que comiam tudo >>> pensando der FIGO!!
    Eu amo jiló. E gostava de cortá-los fininho e temperá-los com sal e azeute, e isso qdo criança.:)

    ResponderExcluir
  14. Valéria que delicia saber essa hist´ria da sua Mãe com os clientes de seu pai devia ser muito engraçado quando contava do que era feito o doce!!rsrs
    Uma criança comendo uma saladinha de jiló vc é uma pessoa especial!!
    Grata por vir aqui e contar essa parte tão linda de sua vida !!
    AMEI
    ABRAÇO E VOLTE MAIS VEZES!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia galera,
    Comigo n foi diferente doce de jiló nem pensar, mas fiquei curioso, pois gosto muito de jiló, então cpmprei para experiência. Delicioso.
    Carlos RJ.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Eliana!
    Ficou uma dúvida qto ao doce de jiló...

    Vc cozinha os jilós na água com as folhas de figo e depois retira eles.
    Faz uma calda grossa com açúcar e coloca os jilós dentro dessa calda. OK.

    A dúvida: vc faz a calda com a mesma água em que cozinhou os jilós com as folhas de figo, ou não ?
    Estou fazendo o doce mas me deparei com essa dúvida...
    Agradeço se puder esclarecer! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia ,a água que vc cozinhou os jilós vc despensa e faz a calda noutra água.
      Grata querida por sua presença.

      Excluir
  17. A última e única vez que provei este doce foi na casa de uma amiga de minha tia .ela era libanesa acho .nunca mas ninguém soube fazer igual ao dela. Mas agora com está receita vou poder matar a saudade de provar esta delícia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Finalmente encontrei uma receita de doce de jiló que me convenceu. Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Minha mae fazia doce de jilo ña minha juventude e ate hoje eu nao me esqueço como era delicioso .

    ResponderExcluir
  20. Bom dia. Estou com dificuldade de achar folhas de figo aqui. É muito necessário mesmo? Qual a função?

    ResponderExcluir
  21. ADORO JILÓ JÁ COMI O DOCE TBM UMA DELICIA VOU TENTAR FAZER É FACIL E GOSTOSO.

    ResponderExcluir
  22. Jiló é o que há!! Doce,salgado é bom de todo jeito. Passarinhos não são novos nem nada. Eu amo jiló desde criança. Esse doce é dos deuses.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Tem q por mesmo a folha de figo?? Ela n pode ser substituída por outra coisa?

    ResponderExcluir
  24. É minha duvida também. Qual a função da folha de figo? Vejo q todas as receitas pedem a folha. Obg

    ResponderExcluir

A Internet é maravilhosa... e ficará muito mais se pudermos utiliza-la para levar carinho ... esperança... otimismo... e principalmente tratarmos ao outro como gostaríamos de ser tratados.
Se abrirmos nossos corações... faremos de cada internauta conhecido um ser sumamente importante!
Assim como tu és !
E então?
Todos nós somos seres especiais... buscando feedback
Então deixe seu comentário ficarei muito feliz em ler suas considerações!beijos a todos!