Translate

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ORGULHO DE SER MINEIRO


Gostaria muito de poder encontrar palavras para dizer do orgulho que sinto de ser mineiro.Meus pais não poderiam me dar um presente melhor...Se existir outra vida, quero nascer mineiro de novo.Mas tem uma coisa que eu gosto mais do que ser mineiro: namorar as mineiras.Mineira não usa perfume e cheira gostoso demais.O jeito irresistível que a mineira tem para conversar no portão, sem encarar nos olhos e mexendo com os botões da nossa camisa é que nos conquista.Essa sabedoria não se aprende na revista Capricho nem nos livros de auto-ajuda. Joaquim da Mata, o Velho Quincas, filósofo dos cafundós de Minas, quando compara o jeito de ser de uma mineira com o de outra mulher, afirma que a "deferença" está no preparo.O "caldinho" que envolve a mineira! E dá a ela este jeitinho tão gostoso foi preparado em panela de ferro num fogão à lenha.Mineira não mente, conta lorota...Não paquera, espia...Não fica bonita, nasce formosa!Mineira não curte um som, ouve música.Não fala, proseia.Mineira não come estrogonofe, mas adora um picadinho de carne.Não faz crediário, compra fiado.Mineira não transa, faz amor.Não fica pelada, mostra as "vergonhas"!!!Não erra, comete engano.Mineira não chupa cana, toma garapa na beira do engenho. Não liga pra ninguém, mas telefona pra todo mundo.Mineira não trai marido: escorrega na rua.Mineira ama diferente.Flerta de longe, promete com o olhar e cumpre tudo o que nos deixou sonhar e não precisou esclarecer com palavras.Ela sabe que amor não é pra discursar, é pra fazer.Ama com os olhos, com as mãos, com o sorriso, com os gestos.Mineira ama com o corpo inteiro e com toda a sofreguidão da alma.Conheci muitos tipos de brasileiras.Faceiras, trigueiras, formosas, poderosas, aditivadas, turbinadas, loiras, morenas, mulatas, cafuzas, todas bonitas, mas lhes falta essa brejeirice das mineiras, essa paciência de tecer sem pressa uma teia de aconchegos e mimos, de lembranças e sorrisos, que nós das Gerais tanto apreciamos.Existem coisas que já nascem com a mulher e muitas destas coisas estão diretamente ligadas ao lugar. Mineira faz doce como ninguém neste país.Quem já provou doce de cidra ou de leite feito por mineira, sabe o que é bom.Goiabada e marmelada, então, nem se fala.Mineira estuda menos e ensina mais porque o que há de importante ela já nasceu sabendo.Mineiras se embelezam com bijuterias e ofuscam o brilho de jóias raras.Vestem-se de chita e ficam bonitas, porque mineira não segue moda: faz moda...Mineira não usa tênis, enfeita as alpercatas.Também faz política, porque sempre sabe distinguir o certo do errado.Escondida por trás da simplicidade de toda mineira está uma guerreira pronta pra lutar pelo Brasil. Dizem mesmo nas Gerais que é a mulher quem ensina o homem a ficar rico.Mineira não é feminista: é feminina. Pra que lutar contra os homens, se todo o poder está nela?Mulher, quando casa com homem rico, vira madame.Mineira vira esposa.
P.S.ñ sei quem escreveu.

3 comentários:

  1. ADOREI!!!! Não conhecia, mas que alegria me deu ao ler esse texto!! Obrigada por compartilhar! Se me permite, sou isso tudo que tá escrito, porque sou mesmo um mineira de corpo e alma!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Renata eu também sou mineira e adoro meu jeito de ser,
    adoro nossa culinária delíciosa autêntica ...

    ResponderExcluir
  3. Olá Eliana, adorei este texto, MARAVILHAAAA!!!!
    Como boa mineira amei ler isto tudo
    Bjs

    ResponderExcluir

A Internet é maravilhosa... e ficará muito mais se pudermos utiliza-la para levar carinho ... esperança... otimismo... e principalmente tratarmos ao outro como gostaríamos de ser tratados.
Se abrirmos nossos corações... faremos de cada internauta conhecido um ser sumamente importante!
Assim como tu és !
E então?
Todos nós somos seres especiais... buscando feedback
Então deixe seu comentário ficarei muito feliz em ler suas considerações!beijos a todos!