Translate

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SALADA DE SOJA COM LEGUMES E MOLHO DE ERVAS


Gente passeando pela net encontrei o site panelinha  vi essa receita achei bem legal, já fiz antes mas como vinagrete de soja que eu adoro,mas assim com esse molho de iogurte ficou muito bom mesmo!
Muito rica em proteínas e elementos funcionais, a soja 
é uma grande aliada das mulheres. Ela ameniza os sintomas da pré-menopausa e diminui o risco de osteoporose.A embrapa tem muito a dizer sobre a soja na alimentação da uma olhadinha lá!!!

1 xícara (chá) de soja em grão
1 folha de louro
1/3 xícara (chá) de iogurte natural
1/3 xícara (chá) de maionese
1 colher (sopa) de hortelã picada
1 colher (sopa) de manjericão
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 cebola
1/2 cenoura
1 talo de salsão
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
1 tomate
3 bastões de kani kama
sal a gosto

Modo de Preparo 

Numa tigela, coloque os grãos de soja e cubra com o dobro de água. Deixe de molho de um dia para o outro.

Numa peneira, coloque os grãos e lave sob água corrente. Transfira-os para uma panela média. Cubra com bastante água, junte o louro e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 1 hora e 30 minutos com a panela tampada. Escorra a água, descarte o louro e deixe esfriar.

Numa tábua, pique em cubinhos a cebola, a cenoura,o kani e o salsão. Reserve. Pique as folhas de hortelã.

No liquidificador, bata o iogurte, a maionese, a hortelã picada, o manjericão e o suco de limão. Tempere com sal.

Numa frigideira, aqueça o azeite em fogo médio. Quando esquentar, acrescente a cenoura, o salsão e a cebola picados. Refogue por 3 minutos. Adicione o vinho e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Transfira os legumes para um prato e leve à geladeira.

Com uma faca afiada, faça um X na base do tomate. Coloque-o numa panela com água quente por alguns segundos. Em seguida, mergulhe-o numa tigela com gelo e água fria. Puxe a pele do tomate como se fossem quatro folhas. Corte-o ao meio, retire as sementes e pique-o em cubinhos.

Numa tigela, misture delicadamente a soja, os legumes, o tomate, a salsinha,o kani e o molho de iogurte. Sirva imediatamente.

31 comentários:

  1. Eliana,
    Além de bonita, deve ser realmente espetacular esta sua salada. Gosto muito de soja, de forma que sua receita vai ficar aqui gravada para fazer num futuro, que espero que seja breve.

    Amiga,você tem sido um anjo na minha vida. Bebo cada palavra sua como uma poção milagrosa, pois tenho certeza que estão cheias de orações e desejos de saúde e força para mim. Mui grata por sua generosidade.
    Um grande beijo, Laura Lucia

    ResponderExcluir
  2. Laura Lúcia fico tão feliz em te ver aqui, porque sei que isso é sinal de que vc está voltando a sua velha forma de blogueira generosa e educada nos recadinhos que amamos tanto!

    ResponderExcluir
  3. Eliana, parece deliciosa, mas nunca comi nada com soja. Acho que já está passando da hora de aprender a comê-la, pois sei dos benefícios para a saúde, ainda mais pós-menopausa também.
    Suas sugestões são sempre saudáveis.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Eliana
    Como já disse aqui, tenho uma certa restrição com relação à soja em grãos. Gosto dela em pó pra comer com iogurte e mamão.
    Mais valeu a receita que pode ser adapatada a ooutros grãos, como por exemplo o trigo, que é delicioso.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Era bem essa salada que gostaria de ter almoçado hj!!! Impossível comer prato quente nesse calor...AFFF MEU DEUS!!
    Amei como tu apresentou ...
    Beijoks
    Pri

    www.epocaboutique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Un mélange délicieux.
    Bonne semaine et à bientôt.

    ResponderExcluir
  7. Assim a gente come a soja e nem percebe! Adorei a dica, beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Eliana! Qto tempo né? Estive sumidinha por uns dias, correria danada, mas aqui estou eu novamente. Amei essa receita!! Sou vegetariana e adoro as receitas que anda postando. Bjocas, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. É amiga como já estou com meus 36 anos, tenho que me preoculpar com minha saúde, apesar que sempre me alimento bem, não fico sem linhaça e gergelim , agora vou aderir a soja em minha alimentação.
    Amei essa receita.

    andreaquitutes.blogspot.com/

    Tenha uma ótima semana na graça de Deus!

    bjs,Andréa..

    ResponderExcluir
  10. Que delícia de salada Eli! Eu amo soja e esta saladinha me deu água na boca. O molho de iogurte é o meu preferido, faço sempre e combina com muitos tipos de saladas frias né!
    Beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida
    Gosto de opções de soja, muito boas as receitas que nos eferece.
    Abraços fraternos e bjs de paz.

    ResponderExcluir
  12. Nossa que belas receitas para uso da soja heim amiga??? To adorando ainda mais esse cantinho...
    Muito bom

    ResponderExcluir
  13. Eliana,
    Que delicia de saladinha,
    Esta com um aspecto maravilhoso.
    So de olhar ate já estou babando.
    Obrigada pela sugestao.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Minha amiga, todos os pratos que você apresenta aqui me parecem deliciosos, mas acho que já comentei aqui mesmo que tenho resistência a soja e nem penso em experimentar. De repente estou perdendo, né!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  15. Minha nossa, adorari provar !!!!

    bjs mil

    ResponderExcluir
  16. Que apresentação apetitosa.
    Amei a combinação de ingredientes.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Eliana,
    Da soja, só como o tofu e o okará...
    mas com os posts que você tem feito ultimamente, estou cada vez mais curiosa.
    Adorei a sua saladinha!
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Que platito tan atractivo, es delicioso.

    Saludos

    ResponderExcluir
  19. Apesar de não ser muito chegada na soja em grão, me forço a comer, porque sei que faz muito bem. Achei essa versão de salada bem interessante, vou anotar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Eliana,
    São 10:15 hs da manhã e já está batendo aquela fominha. A salada parece deliciosa.
    Bjkas e uma ótima 3ª-feira para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Pois é...você me conhece mais que muita gente...rs...tem dias que estou assim,nem quero sair da cama,não tenho motivos para isso,mas faz parte já a muitos anos(não tenho depressão,tenho momentos ruis,em que algum fato me lembra o episodio),mas todo dia eu me obrigo a reagir quando estou assim....álias....Maitê e Carlos(marido/amor)me obrigam,sem falar na Xexeuzinha...rs...o tempo passa,mas você muda quando tem uma perda....são um dia após o outro,um més após o outro,um ano após o outro.Uma vida.
    Deusa

    ResponderExcluir
  22. Eliana!
    Uma salada deliciosa!
    Sem contar com os inúmeros benefícios para a saúde!!!!
    Adorei a receita!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Que salada linda Eli, vou guardar aqui, receita com soja faz muito bem a saúde né! Bjinhos

    ResponderExcluir
  24. Tem como você trazer aqui em SJCampos/SP?
    rsrsrsrrsrs
    Bjim =)

    ResponderExcluir
  25. Gatannnn, tá tudo de bom né???
    Tem praticamete o reboco completo kkkkkk
    O dono mE permitiu montar ele com as cores que eu queria e tal, e ficou show!!! Os tons de esmalte, batons..hmmmm
    BOA SORTE AMADICA!!!
    Pri

    www.epocaboutique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. OIIII Saudades.... peguei a receita do bolo barbie acho que vou fazer amanhã, um abraço de dois braços e com duas vorta e meia.Jana.

    ResponderExcluir
  27. Oi flor..
    Como esta lindo aqui..
    Adorei tudo!!!
    =)

    ResponderExcluir
  28. Você tá se mostrando uma chef profissional com a soja, eu só ainda provei o tofu e olhando para estas receitas todas cada vez tenho mais vontade de experimentar, é que fica tudo com um aspecto delicioso. Bjinhos

    ResponderExcluir
  29. Falando a verdade, acho q a soja tem um gosto mei fortin...:/ ... como pela saúde... se bem que dessa forma que vc fez com toda essa misturinha deve ficar com um sabor especial...muito melhor de feita como feijão...
    Um bejim procê, viu amore?!

    ResponderExcluir
  30. Nunca comí la soja así, y en general no me agrada mucho en zumos o pastas, pero este plato tuyo se ve muy apetitoso. Una presentación preciosa.

    Abrazos y felices fiestas

    ResponderExcluir

A Internet é maravilhosa... e ficará muito mais se pudermos utiliza-la para levar carinho ... esperança... otimismo... e principalmente tratarmos ao outro como gostaríamos de ser tratados.
Se abrirmos nossos corações... faremos de cada internauta conhecido um ser sumamente importante!
Assim como tu és !
E então?
Todos nós somos seres especiais... buscando feedback
Então deixe seu comentário ficarei muito feliz em ler suas considerações!beijos a todos!