Translate

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

MIJADRA

Vi esse arroz lá na Mariana Hart e resolvi fazer colocando minha própria idéia e ficou muito bom!
Esse arroz na hora de servir ponha um fio de azeite no arroz bem quente fica maravilhoso!
Esse prato árabe só tem o nome diferente( MIJADRA), pois é feito com ingredientes comuns como arroz e lentilhas. O toque especial é dado pelas cebolas douradas no açúcar mascavo e hortelã picadinha que desprende um aroma muito bom. Um ótimo acompanhamento para carnes assadas,caftas ,ou kibes...

- 2 cebola cortada em rodelas
- 2 xícaras (chá) de arroz
- 2 xícaras (chá) de lentilhas
- 2 colheres de sopa de azeite
-1 colher de sopa de óleo
- sal a gosto
- pimenta síria a gosto
- 4 xícaras (chá) água 
-1 colher de chá de açúcar mascavo
- folhas de hortelã

MODO DE FAZER

Cozinhar a lentilha por uns 10 minutinhos só para amaciar . Dourar a cebola, acrescentar o sal e a pimenta síria. Fritar o arroz na cebola e acrescentar a lentilha com a  água deixe ferver até secar verifique se está no ponto e desligue o fogo.
Numa frigideira coloque 2 colheres de azeite 1 de óleo  mais o açúcar deixe  ficar bem coradinho e coloque a cebola e com um garfo vá salteando até a cebola ficar bem dourada!
sirva com o arroz e hortelã picadinha.

23 comentários:

  1. Mmmm, parece delicioso!
    Que em 2011 a vida nos permita as mais deliciosas colheitas!

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Eliana,
    me deu até água na boca!
    Está lindo e parece que bem saboroso.

    Parabéns querida!
    A imagem está dez!

    Beijo.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  3. Ai ameiiiiii!!!!!! Vc que é minha inspiração se inspirando no meu humilde arroz! ahhaha... viu fazer pro ano novo certo!!! E depois te conto! Só uso açúcar mascavo aqui em casa, só falta o hortelã!
    Beijãoo! =)

    ResponderExcluir
  4. Pronto e isso que eu vou fazer...Lombo e e o Arroz com lentilhas....so falta o açucar mascavo....Festa sem você não e festaaaaaa....cada receita maravilhosaaaaa,obrigada amiga.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  5. Gata garota!

    Das habilidades que o mundo sabe, essa ainda é a que faz melhor ...
    DAR VOLTAS!!

    Feliz Ano Novo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Que plato tan interesante, no lo conocía de nada, pero me gusta.

    Saludos y feliz año

    ResponderExcluir
  7. Eliana,
    Ficou com um aspecto delicioso, já provei um arroz
    parecido com este e era uma delicia... Gostei da dica do azeite : ) Como o Luciano Huch diz "Loucura... Loucura... Loucura" neste caso Delicia.
    Beijinhos e Um Bom Ano Novo

    ResponderExcluir
  8. Ola Eliana,
    Que tentaçao! Eu adoro arroz e dessa maneira senti daqui o sabor! rsrs

    No natal eu experimentei um arroz feito por um Egipciano e confesso que nunca tinha comido algo tao saboroso...
    Eles usam a manteiga para preparar o arroz em vez de oleo e antes de fritar o arroz na manteiga ele fritou fios de macarrao(aquele bem fininho como fios de ovos) foi quebrando com a mao como se fosse preparar uma minestra e depois de passado na manteiga por alguns minutos incluiu o arroz, ficou totalmente soltinho... Achei que voce gostaria de fazer, rsrs
    Seus pratos sao perfeitos e a gente imagina o sabor!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi Eliana
    Você tem cada receita excelente, todas bem fáceis de fazer e gostosas. Já fiz algumas daqui e todas deram muito certo.
    Obrigada por nos ensinar estas gostosuras.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Eliana eu adoro esse arroz, foi um dos pratos que fez mais sucesso no natal aqui em casa. Mas fiquei muito feliz em ver você divulgando. O mulher especial! Aproveito para desejar um Feliz 2011! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eliana vou fazer amanhã...nem vou esperar a virada de Ano!!!!
    Senti o aroma...demais de bom!!!
    Um beijo aqui do paraíso, em férias!!!!
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  12. Muuito bom!
    Essa cebolas devem dar um toque especial.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!! Vim conhecer seu blog, adorei! Principalmente o bolo rosa, q logo logo vou experimentar aqui em casa! Ja sou sua seguidora!

    Bjs

    Andreia Braga

    Http://geadocesegostosuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Isso e o que me da força e ânimo...saber que estou podendo ver minha filhinha crescer,que estou com ela o tempo todo,vi seus primeiros passinhos e seu primeiro sorriso foi pra mim,vi quando ela gargalhou pela primeira vez e se assustou e chorou...realmente Eliana essas são as boas coisas da vida,sou uma mulher de muita sorte....
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  15. Que delícia de arroz, super-apetitoso!!! Bom para acompanhar os pratos de Ano Novo!
    Eliana, um excelente 2011 para você!
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderExcluir
  16. Amiga...vamos combinar...esse arroz é uma verdadeira perdição...adoro!

    Um Ano Novo repleto de saúde, paz e muito amor para você!

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  17. Minha amiga, o nome do arroz me deixou bem curiosa...rsss...

    Que maravilha hein? delicioso!

    Saúde, Amor, muita Paz, que seu 2011 seja mesmo de sucessos!

    Abraço,
    Re

    ResponderExcluir
  18. Essas cebolas por cima fazem as minhas delícias :)

    ResponderExcluir
  19. Eliana, anjo das comidas saborosas!!

    Passo para deixar meu abraço especial e os votos para que tenhas uma passagem de ano muito alegre e festiva ao lado dos seus, com direito a muita comida gostosa!

    Agradeço sua compania nesse ano que se finda, que em 2011 possamos estreitar ainda mais nossa amizade, que seja um ano de muito aprendizado e vitórias!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Eliana
    Também 'ganhei'essa receita de uma amiga e divulguei lá no meu blog. Ela é ótima pra quem tá enjoado da lentilhada tradicional, né?
    Aproveito pra te convidar para uma blogagem coletiva que estou divulgando. Gostaria muito que vc participasse tb.
    Bjs
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu fiiiiz, lá, lá, lá, lá!! Muito bom, super aprovado!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Aff!!! Pura água na boca! Literalmente, estou aguando...rsrs... Parabéns, amiga esse prato é delicioso: provado e aprovado!!!Bjs caramelados...

    ResponderExcluir

A Internet é maravilhosa... e ficará muito mais se pudermos utiliza-la para levar carinho ... esperança... otimismo... e principalmente tratarmos ao outro como gostaríamos de ser tratados.
Se abrirmos nossos corações... faremos de cada internauta conhecido um ser sumamente importante!
Assim como tu és !
E então?
Todos nós somos seres especiais... buscando feedback
Então deixe seu comentário ficarei muito feliz em ler suas considerações!beijos a todos!