Translate

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SUSHI

Nesses sushis usei atum fresco ,pepino,salmão,manga...sei que ficou tudo delicioso peguei a receita aqui no Tudo Gostoso!
Arroz:

2 xícaras (chá) de arroz japonês
2 xícaras (chá) de água
Tempero para o arroz:
1/2 xícara (chá) de vinagre japonês para sushi (tozan)
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 colher (café) de sal
1 colher (café) de ajinomoto

Sushi de verduras:

1 xícara de água
3/4 xícara de açúcar
1/4 xícara de shoyu
1 saquinho de hondashi
1 cenoura cortada em tiras no sentido do comprimento
15 vagem
Gengibre em conserva, cortado em tiras

Montagem:

1 pacote de nori (algas)

Arroz:

Em uma panela colocar o arroz e a água e levar ao fogo para cozinhar
Quando levantar fervura, mexer e deixar cozinhar em fogo brandoTempero:
Misturar todos os ingredientes em uma tigela, misturando aos poucos, ao arroz cozido
Ir experimentando para ver o tempero
Reservar cerca de 1 colher (sopa) do tempero para fechar os sushisVerduras:
Colocar todos os ingredientes do sushi de verduras em uma panela, exceto o gengibre e deixar cozinhar até ficarem macios
Desligue o fogo e escorra - os

Montagem:

Com a ajuda de uma esteira própria para enrolar sushi, coloque o nori, com o lado que brilha voltado para dentro (onde se colocará o arroz)
Preencher o nori com o arroz, que deverá estar frio
Deixar dois dedos do nori sem preencher com o arroz
Bem no centro colocar 2 tiras de cenoura, 2 tiras de vagem e tirinhas de gengibre (1 fileira)
Passar um pouquinho do tempero que usou para o arroz no local do nori onde não foi preenchido com o arroz
Enrolar do sentido de onde está o arroz para o sentido da onde não foi colocado o arroz, para que grude
Tire a esteirinha e corte os sushis, com espessura de cerca de 2 dedos cada um

Outras opões de recheios:

Atum - alface - maionese
Salmão crú - wasabi (condimento japonês)
Salmão - manga - pepino
Dicas: 

Com essa receita de arroz, poderá ser feito temakis e utilizar o recheio que preferir.
Os sushis também podem ser feitos com o recheio que preferir.


14 comentários:

  1. Eliana,
    Amiga o que eu gosto de sushi... Ficaram com um aspecto delicioso e bem perfeitinhos : ) Se o meu marido vê isto vai logo pedir para fazer. A apresentacao ficou linda e as fotos só da vontade de ir buscar os pauzinhos e servir-me de uns quantos ;)

    Beijinhos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Eliana!! sabe que nunca comi Sushi,aparência do prato está bonito sento assim vou ter que experimentar,até por que todos os ingrediente que vai na receita eu gosto.
    Então vou ter que fazer essa boquinha amiga hehehe...
    bjus.

    ResponderExcluir
  3. Eliana,
    adoro sushi!!!!
    Aceita uma sugestão? Porque não abre um restaurante aqui em São Paulo? Com a mão que vc tem!!!
    Ah! Estou levando a receita, tá bom?

    Um super beijo, Coração!

    ResponderExcluir
  4. Olá Li,

    Sushi eu nunca fiz..agora com a sua receita qualquer dia eu tento, adorei a sugestão!!!

    Seja Feliz!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  5. Eliana...el sushi me encanta!!!y este te ha salido divino!!!

    bicos

    ResponderExcluir
  6. Os sushis estão muito bonitos,mas confesso que não gosto nem um pouco hehehe
    Mas tenho certeza de que pra quem gosta...esse seu é uma ótima pedida...

    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    ResponderExcluir
  7. OI Eliana
    Desculpe-me não vou curtir esta receita, tenho horror a peixe, ainda mais cru.
    Bjo e boa noite.

    ResponderExcluir
  8. Olá Eliana,
    ADORO!!! comida japonesa é muito gostosa quando bem feita,aqui em casa vou bastante ao restaurante japonês pois gostamos muito de sushi,eu nunca tentei fazer em casa agora com a sua receita quem sabe eu me animo!!!!!fiquei com água na boca a sua parece estar deliciosa!!!!
    Beijos e um lindo final de semana,
    Carla

    ResponderExcluir
  9. Que receita maravilhosa.
    Apesar de ter almoçado a pouco tempo, comeria uns desses rsrsrs...
    Minha querida, tenha um excelente final de semana, beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  10. Já estou me servindo Eliana...adoro sushi! E estes aqui tem cara de sushi de mãe...sabe com que é...comidinha de mãe é inigualável!!!!
    Ai...deu uma fome!!!!!!!!!!
    Não esqueci do doce lá no FB!!! Agora sushi!!!
    beijão...
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca experimentei, mas tenho uma filha que ama de paixão!
    e está sempre dizendo que eu tenho que comer.
    abraço!!!

    ResponderExcluir
  12. Me encanta el sushi y el tuyo tiene un aspecto fantástico.
    Buen día

    ResponderExcluir
  13. Eu não sei fazer...mas adoro comida japonesa!
    Deve ter ficado tudo de bom!
    Bjs, bom fim de semana e boas energias!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga aqui em casa somos muuuuito fãs de sushi e faço sempreeeee..faz sucesso por aqui...já posetei no blog há muito tempo, de lá pra cá ja fiz tantos diferentes...rs
    Dá uma olhadinha lá depois
    http://janainamechi.blogspot.com/2010/08/sushi.html

    amei

    bjim

    ResponderExcluir

A Internet é maravilhosa... e ficará muito mais se pudermos utiliza-la para levar carinho ... esperança... otimismo... e principalmente tratarmos ao outro como gostaríamos de ser tratados.
Se abrirmos nossos corações... faremos de cada internauta conhecido um ser sumamente importante!
Assim como tu és !
E então?
Todos nós somos seres especiais... buscando feedback
Então deixe seu comentário ficarei muito feliz em ler suas considerações!beijos a todos!