Translate

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Mas o que é afinal GLÚTEN?

É a principal proteína presente no trigo, Aveia, Centeio, Cevada e Malte (sub-produto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas e cosméticos. Estes alimentos incluem: pães, bolos, biscoitos, massas, pizzas, salgados, entre outros.
O glúten pode agredir e danificar as vilosidades do intestino delgado e prejudicar a absorção dos alimentos. Algumas pessoas possuem a chamada Doença Celíaca.

O que é doença Celíaca?

Alergia ou intolerância permanente ao glúten, ainda pouco conhecida, seus sinais podem se confundir com outros distúrbios. Acomete a parede do intestino delgado, levando a um achatamento das vilosidades da mucosa intestinal (ver imagem).
Por isso é obrigatório a descrição: CONTÉM GLÚTEN e NÃO CONTÉM GLÚTEN, nos rótulos dos alimentos.

Parede intestinal normal: Absorção de nutrientes normal

Parede intestinal achatada – Doença Celíaca: Prejuízo na absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água. Pode levar á desnutrição, cansaços físico e mental, emagrecimento, inchaço nas pernas, distensão abdominal.

As causa, entre outras em estudo, poderiam ser: predisposição genética, falta de enzima digestiva e formação de anticorpos.

Quais cereais podem ser consumidos por quem tem alergia ao glúten?

Produtos á base de soja, arroz, milho e quinua real.

Carina Tafas é Nutricionista Funcional e Personal Diet CRN/DF 4720

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Internet é maravilhosa... e ficará muito mais se pudermos utiliza-la para levar carinho ... esperança... otimismo... e principalmente tratarmos ao outro como gostaríamos de ser tratados.
Se abrirmos nossos corações... faremos de cada internauta conhecido um ser sumamente importante!
Assim como tu és !
E então?
Todos nós somos seres especiais... buscando feedback
Então deixe seu comentário ficarei muito feliz em ler suas considerações!beijos a todos!