Translate

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A DOR DE CADA UM!

Estou aqui neste momento fazendo este post chorando ainda a morte de meu querido irmão!
Sei que vai passar por isso estou esperando!
Choro todos os dias ...

Cada um traz consigo uma certa dose de mistério. É o jeito de cada um. São peculariedades que tornam cada sr humano um ser único, com reações próprias, com especificidades que vão do gosto ao desgosto, do sorrir ao chorar. Na verdade ninguém é igual a outrem, inclusive na forma de sentir sua própria dor. Existe a dor de cada um.

Todos temos diferente graus de sensibilidade. Nem sempre os que estão perto de nós entendem as razões e a intensidade de nossa dor. São sentimentos muito íntimos, são experiências muito pessoais.
Os fatos da vida ganham ou perdem sentido quando afetam a nossa sensibilidade. Por isso mesmo, ainda que haja uma massificação do sofrimento, como ocorre nas tragédias coletivas, ainda assim existirá a dor de cada um. Às vezes numa mesma casa, sob um mesmo teto, um chora e outro ri, ou numa mesma cama, sob o mesmo lençol um dorme em paz e o outro agoniza em dor. Daí conhecer alguém em profundidade, é acima de tudo, entender a voz do coração, que muitas vezes, é exteriorizada pela linguagem das lágrimas.
Os relacionamento mais significativos como maridos e esposas, pais e filhos, amigos e namorados deixam marcas profundas em nós inclusive de sofrimento. Toda relação positiva exige um respeito para com a dor do outro. Esse respeito se dá quando não menosprezamos as lágrimas de alguém e tentamos entender as razões de seu sofrimento.
A dor de cada um é também a maneira como individualmente expressamos nossas frustrações, amarguras, desencantos, perplexidade, tristezas e lamentos. É uma forma bem humana de rejeitarmos a dor, é uma maneira corajosa de revelarmos nossa interioridade. Estranhamente também a dor é uma espécie de combustível para a vida. Uma força que nos obriga a olhar a olhar sempre para a frente, com os olhos da esperança. é o aprendizado, silencioso de quem valoriza suas próprias lágrimas.
As grandes perdas, o luto, as enfermidades, o término de relacionamentos, as ingratidões, as tragédias, enfim as experiências dolorosas da vida acabam injetando em nós a vontade de viver, o desejo de superação. É a dor como semente de vida
Na experiência da dor Deus se revela como amigo fiel, trazendo consolo, proteção e fortaleza. Ele é o socorro bem presente na angústia. Por ser o Pai de todos, Ele está sempre presente na dor de cada um!!!

Autoria: Pr. Estevam Fernandes de Oliveira.

21 comentários:

  1. Força , amiga , A dor nunca passa , conseguimos é viver com ela , bjs e força.

    ResponderExcluir
  2. Sei como se sente, e somente o tempo pra diminuir essa sensação de vazio, de solidão. Tenha certeza de que seu irmão está numa situação muito melhor agora, força e esperança beijos

    ResponderExcluir
  3. Amiga, posso te dar um abraço?

    Um beijo viu querida.

    Estamos aqui...

    ResponderExcluir
  4. Oi Eliana não posso repartir essa dor com vc ainda não perdi ninguém assim tão perto....Um abraço de dois braços e com duas vorta e meia.Jana.

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, sei que deve estar doendo muito ainda a perda do seu irmão, afinal de contas, é seu irmão! Não se sinta exagerada nunca na sua dor, porque eu acho que cada dor tem seu ciclo e seu tempo certo de ir embora, até que um dia você irá se levantar pela manhã e perceber que a dor se foi e deu lugar à saudade e às boas lembranças.
    Fica com Deus,
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi linda

    Eu acho dificil demais amenizar um fato destes,ainda mais em tão pouco tempo....eu choro a quase 7 anos todos os dias,agora menos,mas já acordo como pensamento todo cheio de todos os sentimentos possiveis de dor.Os homens são mais frageis neste sentido e não aguentam ver ou entender.....e com isto a gente vai apredendo a mascarar nossos sentimentos....a dor nõ pass Eliana,mas e substituida pela defesa do nosso espirito...que aprende a se conformar.
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  7. Eu entendo a tua dor querida, dói mesmo e parece que não vai passar nunca...mas passa.Olha, não chores, pense que ele não gostaria de ver teu sofrimento...pense que ele sofre com tua dor...deixo-o seguir seu caminho de Luz em Paz!
    Ore... mas não chores, ele está bem!

    Um beijo para aliviar esse peito inflamado de dor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lih...
    Pense em um bebê q acaba de nascer...e quão pequeno ainda será em seu primeiro mês, tão dependente, tão indefeso...
    Sua dor ainda é muito recente, tudo aconteceu e parece que foi ontem... por isso vc ainda está dependente, de atenção, carinho, das lembranças de seu amado...
    Nada disso vai crescer e sumir... mas se acalmará... sinto o cheiro de minha mãe ainda, ouço sua risada... lembro do seu jeito... e meus olhos tb escurecem... depois de um tempo isso se acalma... as forças se renovam...
    Deus nos fortalece... somente Ele amiga... somente.
    Lindo o texto, expressa exatamente o que sentimos e o que vai em nossa alma.
    Não se envergonhe de sua dor ou lágrima... nunca sufoque esse sentimento... estaremos sempre perto, viu?!
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  9. Muita força,muita luz...perder um ente querido dói demais...cada um sabe a dor que cabe dentro de sí...mas o tempo passa e as lembranças ficam...ore bastante,e tenha força amiga...se precisar,estou aqui...bjs

    ResponderExcluir
  10. Eliana querida,
    Como você mesma disse, a dor de cada um é diferente...
    Por mais que eu diga que posso imaginar o que você está sentindo, jamais saberei a intensidade da sua dor porém,de uma coisa esteja certa: o tempo é senhor de tudo e ele irá amenizar esse seu sofrimento.
    Um grande beijo .

    ResponderExcluir
  11. Querida, peço a Deus que te dê forças para prosseguir...tenha muita fé e caminhe com Deus ao seu lado!Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eliana,

    Fica aqui o meu carinho, sei que é difícil... Mas a vida não nos pertence. Com o tempo você ficará muito mais fortalecida, acredite.
    Abraço,

    Eliane

    ResponderExcluir
  13. Força amiga, compreendo a tua dor e .....deixa que te dê um abraço muito grande, cheio de amor!!!
    Beijinhos grandes

    ResponderExcluir
  14. Eliana,
    Um grande e carinhosos abraço, para você.

    ResponderExcluir
  15. Querida Eliana,
    Que posso dizer? Tu escreves tão bem, sobre a dor, sobre a tua sensibilidade, sobre as perdas!..Pouco a pouco essa dor mais premente vai desanuviando, mas nunca acaba.
    Estendo os meus braços e dou-te um grande abraço,
    Manú

    ResponderExcluir
  16. Olá Eliana,
    Compartilho de sua dor pois há três meses fiquei sem chão ao perder minha Irmã mais velha (minha alma gêmea)e respeitosamente beijo sua fronte.
    Precisamos continuar nossa caminhada...
    Que as boas lembranças deles confortem nossos corações.
    Com afeto,
    Regina Coeli

    ResponderExcluir
  17. querida amigam me permita chamar-lhe assim. espero que tenha um final de semana em meio a muita paz, ternura, calma e amor.

    ResponderExcluir
  18. É amiga, é assim mesmo só tempo vai te ajudar aos poucos a dor vai passando...Se cuida!!!
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  19. Eliana, querida. Logo a dor passa, viu? Fica sóa saudade dos bons momentos.
    A frase é clichê, mas é verdadeira.

    um bjo

    ResponderExcluir
  20. Eliana
    que Deus lhe dê conforto nestas horas de tristeza e de dor. Ele caminha ao seu lado, Ele é o seu amparo. Confie nele e conseguirá superar a tristeza. Que fique uma saudade boa em coração,
    é a maneira de seu irmão continuar vivendo. Viverá em suas lembranças.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  21. Eliana,
    Lindíssimo o seu post, e mais do que verdadeiro.
    Quanto à sua dor pessoal, um dia ela vai amenizar e você passará a agradecer po ter tido alguém tão especial na vida. E aí virão as recordações de bons momentos. As maravilhosas peculiaridades do seu irmão e de seu jeito único de ser farão você recordar e rir ao mesmo tempo. Então, nascerá em seu coração um amor maior e uma gratidão infinita por ter tido a graça de ter convivido com ele e de ter tantas coisas deliciosas para lembrar.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir

A Internet é maravilhosa... e ficará muito mais se pudermos utiliza-la para levar carinho ... esperança... otimismo... e principalmente tratarmos ao outro como gostaríamos de ser tratados.
Se abrirmos nossos corações... faremos de cada internauta conhecido um ser sumamente importante!
Assim como tu és !
E então?
Todos nós somos seres especiais... buscando feedback
Então deixe seu comentário ficarei muito feliz em ler suas considerações!beijos a todos!