Translate

terça-feira, 18 de agosto de 2009

VILÃO OU MOCINHO?


Carina Tafas é Nutricionista Personal Diet
mailto:carina@vittapersonal.com.br

Já foi vilão, agora é o mocinho da trama, e esta novela nunca acaba. Mas afinal, quais as vantagens do chocolate à nossa saúde?

O que muitas pesquisas e apreciadores estão tentando provar, é que o consumo diário sem exageros de chocolate, reduz riscos de aterosclerose – doença que causa o enrijecimento das veias e artérias e que pode ocasionar o infarto e derrame cerebral.

O que muitos devem saber, é que este maravilhoso alimento dos Deuses, batizado pelos gregos de Theobroma cacao(Theo= Deus) , é rico em flavonóides, substâncias funcionais e antioxidantes. Portanto,o cacau tem sido apontado como tendo efeito protetor da nossa saúde cardiovascular.

O melhor tipo de chocolate para saúde é o AMARGO,pois confere maior concentração destas substâncias. Já o branco e ao leite, apresentam pouca quantidade de flavonóides.

No entanto, devemos saber também, que o chocolate é rico em gordura, e que se consumido em excesso, pode nos trazer quilos a mais. Muito cuidado devemos ter com os chocolates diet, pois podem conter muita gordura trans. Diet não é sinônimo de alimento sem gordura.

Além disso, algumas substâncias presentes no chocolate, podem viciar facilmente nosso cérebro, pois estimulam liberação de neurotransmissores (endorfina, triptofano e serotonina), o que conferem a sensação de bem-estar e prazer.

Nos últimos anos uma grande quantidade de trabalhos científicos têm demostradado efeitos positivos do chocolate na nossa saúde, portanto mais estudos são necessários. Enquanto isto, o consumo deve ser consciente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Internet é maravilhosa... e ficará muito mais se pudermos utiliza-la para levar carinho ... esperança... otimismo... e principalmente tratarmos ao outro como gostaríamos de ser tratados.
Se abrirmos nossos corações... faremos de cada internauta conhecido um ser sumamente importante!
Assim como tu és !
E então?
Todos nós somos seres especiais... buscando feedback
Então deixe seu comentário ficarei muito feliz em ler suas considerações!beijos a todos!