Translate

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A JANELA DA VIDA




Certa vez, dois homens gravemente doentes
estavam na mesma enfermaria de um grande
hospital. O cômodo era bastante pequeno,
e nele havia uma janela que dava para
o mundo lá fora.

Um deles tinha como parte do tratamento,
permissão para sentar-se na cama por
1 hora no período da tarde, algo a ver
com a drenagem do fluído de seus
pulmões, por isso sua cama
ficava perto da janela.

O outro, contudo, tinha que passar todo
tempo deitado de barriga para cima.

Todas as tardes, o homem cuja cama
ficava perto da janela, passava seu
tempo descrevendo ao Amigo
tudo que via lá fora:

A janela aparentemente dava para
um parque onde havia um lago.

Haviam patos e cisnes e as crianças
colocavam barquinhos na água.

Jovens namorados caminhavam de mãos
dadas. Entre as árvores haviam lindas
flores e um belíssimo gramado.

Ao fundo, por trás da fileira de árvores,
avistava-se o magnífico contorno dos
inúmeros prédios daquela cidade.

O homem deitado ouvia seu Amigo
descrever tudo isso, apreciando
todos os minutos...

Ouviu sobre como uma criança quase
caiu no lago, e como as mocinhas
estavam charmosas em seus
vestidos de verão.

As descrições do Amigo eventualmente
o fizeram sentir que quase podia ver
tudo que acontecia lá fora.

E, numa bela tarde ocorreu-lhe
o seguinte pensamento:

Por que apenas seu Amigo poderia ter
o prazer de ver tudo que acontecia?

Por que ele não poderia ter
essa chance também?

Sentiu-se envergonhado, porém quanto
mais tentava não pensar assim, mais
queria uma mudança e faria qualquer
coisa para isso acontecer!

Numa noite, seu Amigo subitamente
acordou tossindo, com falta de ar.

Suas mãos procuravam o botão que
faria a enfermeira vir correndo.

O homem, apenas observou seu
Amigo agonizando, e não fez
nada para ajudá-lo...

De manhã, a enfermeira encontrou
o homem morto e sem dizer nada,
retirou seu corpo do quarto.

O homem então, pediu a enfermeira que
o colocasse na cama perto da janela.

Ela o colocou e ajeitou suas cobertas
para que se sentisse confortável.

Após a enfermeira sair, o homem, com muita
dificuldade, apoiou-se sobre a janela, olhou
para fora na expectativa de contemplar
aquela linda paisagem que o Amigo
tanta falava!

Mas, para sua tristeza e decepção,
ele avistou apenas, um grande
muro branco...

26 comentários:

  1. Que triste....cada um sente esse texto de uma forma....sabe que me lembrou uma lição de vida que recebi...sempre que eu ganhava um presente,perfume,joia,móvel eu contava para todas as amigas,elas experimentavam,as vezes até emprestava,coisas de amigas....mais com o tempo eu começei a perceber que uma delas,uma que eu gostava muitissimo começou a se afastar de mim,e logo fiquei sabendo o porque....ela sentia inveja de saber que eu ganhava aquelas coisas e ela não,e se resentia porque não entendia porque.
    Talvez até nem tenha nada a ver com o texo,mas eu achei muito adequado para o meu caso,pois eu falava do meu casamento,minha filha,meus presentes,achava normal falar e ouvir,era uma troca,mas ela tinha um casamento instável e não tinha filhos.acho que estou apredendo.
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliana,
    O importante é ver com os olhos do coração.
    Bjkas e um ótimo feriadão para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. DEUSA A INVEJA CAUSA SEMPRE MUITAS TRISTEZAS,MAS SOMENTE PARA O INVEJOSO QUE DEIXA DE VIVER A PRÓPRIA VIDA PARA VIVER A DO OUTRO!

    ResponderExcluir
  4. Eliana, eu li uma história parecida, mas que no final o amigo soube que o outro que morreu era cego e percebeu que as descrições que ele fazia do que via eram pra alegrar seu coração.
    Nesta aqui houve maldade e inveja, coisas que fazem parte do dia a dia da gente e que temos que aprender a contornar
    Beijos e um ótimo fim de semana pra você!

    ResponderExcluir
  5. Eliana querida bom dia!!
    Aqui podemos tirar ótimas reflexoes.
    Deixo o meu carinho e votos de um final de senama cheinho de esperancas em coisas maravilhosas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amei conhecer seu blog, suas receitas e as poesias... Enfim tudo...
    grande abraço
    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. wow......what a powerful story! Thank you so much for sharing it with us!

    ResponderExcluir
  8. Realmente acontece muito porque o ser humano é muito egoista, adorei ler essa historia é uma grande lição para quem inveja o outro.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Eliana ,
    esta história faz com que se pense bastante , adoro seus posts , bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  10. Olá amiga queida!
    Eu conhecia essa história...é tão bom fazer os outros felizes!!!
    Aliás é um sentimento que ao ser doado não acaba, multiplica!
    Lindo!
    Hoje cedo ao acordar ainda estava escuro e eu ouvi a Sabiá cantar...lembrei de você!!!!
    Um beijo grande e gostoso.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  11. Triste esta estória...um desejar estar no lugar do outro, crendo que seria melhor...ledo engano...
    Bom final de semana amiga...beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  12. Adorei a história, valeu muito para minha reflexão neste dia tão bonito que esta aqui.Hoje de manhã, como sempre faço abro a porta da cozinha e sinto aquele ar puro que vem do meu quintal e sempre agradeço a Deus por mais um dia! Servi o café da manhã no quintal e vendo meu marido e meus filhos sorrindo e feliz, pensei comigo mesmo, esse momento é único, daqui a pouco já passou e não volta mais...

    Tenha uma lindo fim de semana e obrigada pela mensagem!

    ResponderExcluir
  13. Olá Eliana
    Muito lindo, ele pretendia com isso amenizar o sofrimento do amigo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Hehehe vc viu amiga,que coisa...o pedreiro ja tinha me avisado que ela falava demais,mas nunca imaginei que fosse tanto...mas ela é um amor de pessoa...me simpatizei de cara com ela...espero que sejamos boas amigas!!!
    Bjks e lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Conhecia a história e fazer o Bem ao outro foi o que levou esse homem, que agonizou e morreu, ao Paraíso...
    Tenha ótimo feriadão!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  16. Jesus toma conta...kkkkkk,eu nunca consigo relaxar...adoro estar mexendo...o problema Eliana e que eu peço...peço,mas não gosto de exigir,ficar marcando a secretária que por sinal e uma ótima pessoa,então quando da um feriado assim eu começo a arrumar,mas quem disse que consigo só dar uma ajeitadinha...uma coisa leva a outra e....ai esta o resultado.Já quase terminei,mas amanhã tem mais....por hoje estou exausta e gripadissima.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  17. Olá Eliana!!
    Tudo depende de como enxergamos a vida.
    Beijos querida e um lindo feriado!

    ResponderExcluir
  18. Eliana, já conhecia uma história semelhante. De facto, o altruismo é difícil de encontrar e mal recompensado. Enquanto isso, o egoísmo abunda e floresce...
    Bjs, bom domingo!
    Madalena

    ResponderExcluir
  19. Olá, Eliane! Passando pra agradecer o carinho. Amei seu blog. Parabéns, viu?

    ResponderExcluir
  20. gosto desse texto, é uma lição. tem um muro na frente de todo mundo. as vezes neguinho tem mais é que bater a cara nele muro para aprender a ser gente. o egoísmo é de lascar. bom domingo

    ResponderExcluir
  21. eu conhecia esse texto..e acho lindo..bjus e bom domingo...li

    ResponderExcluir
  22. querida eliana,
    Vim aqui retribuir teu carinho e me deparo com mais uma beleza de postagem.
    Obrigado por tuas visitas e um excelente
    feriado, rita loira.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Também ja conhecia o texto,mas é sempre muito bom reler e rever e aprender com esta lição.


    Beijos...Que venha ai uma semana de vitorias.

    ResponderExcluir
  24. Eliana

    Profundo! Intenso! Encantador!

    Grato por ter-nos dedicado este texto tão maravilhoso!

    Estejas bem agora e sempre!

    ResponderExcluir
  25. Uma lição e tanta... a inveja nos proporciona pensamentos os quais não devemos sentir...

    Prazer...

    ResponderExcluir

A Internet é maravilhosa... e ficará muito mais se pudermos utiliza-la para levar carinho ... esperança... otimismo... e principalmente tratarmos ao outro como gostaríamos de ser tratados.
Se abrirmos nossos corações... faremos de cada internauta conhecido um ser sumamente importante!
Assim como tu és !
E então?
Todos nós somos seres especiais... buscando feedback
Então deixe seu comentário ficarei muito feliz em ler suas considerações!beijos a todos!