Translate

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

AÇAFRÃO


O nome açafrão vem do árabe az´faran, que significa amarelo, a sagrada cor dos monges budistas. Nativo da região do Mediterrâneo e importado inicialmente da Espanha, que, junto com Portugal é o maior produtor de açafrão do mundo, tem amplo uso na culinária desses dois paises, principalmente na famosa paella.
É utilizado também no risoto italiano, na carne de carneiro, no bucho e nas sopas de peixe, como a bouillabaisse.
O pistilo seco da planta açafrão é a especiaria mais cara do mundo. São necessárias 200 mil flores, ou 600 mil pistilos, para se obter um quilo. Encontrado a granel, o açafrão tem cor amarelo-alaranjada. É muito usado na cozinha como condimento e aromatizante, tanto pelo sabor, agradavelmente amargo, como pela cor. Como é usado em pequenas porções, rende muito.
Os egípcios cultivavam o açafrão como planta sagrada. Em vários murais da antiguidade, ele aparece em cerimônias religiosas sendo ofertado ao deus Sol. Os babilônios usavam-no para fabricar essências aromáticas, enquanto na Grécia era empregado como tintura para os cabelos. Os antigos assírios usavam o açafrão para fins medicinais. Ele aparece listado no papiro médico de Thebes (1522 a.C.). Constantine presenteava o Bispo de Roma com especiarias, incluindo o açafrão. Não confundir com a cúrcuma, chamada no Brasil de açafrão-da-terra.
USOS

O açafrão é muito usado em pratos franceses, espanhóis e da América do Sul. É um ingrediente essencial com arroz com pollo, bouillabaisse, paella e risoto. Também pode ser usado no arroz, em pães e em pratos com frutos-do-mar. Os pedaços individuais do açafrão podem ser usados em receitas, entretanto, ele é geralmente amassado antes de ser utilizado. Use com cuidado os pistilos, colocando aos poucos, até conseguir a cor desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Internet é maravilhosa... e ficará muito mais se pudermos utiliza-la para levar carinho ... esperança... otimismo... e principalmente tratarmos ao outro como gostaríamos de ser tratados.
Se abrirmos nossos corações... faremos de cada internauta conhecido um ser sumamente importante!
Assim como tu és !
E então?
Todos nós somos seres especiais... buscando feedback
Então deixe seu comentário ficarei muito feliz em ler suas considerações!beijos a todos!