Translate

quarta-feira, 16 de maio de 2012

FALSO CAVIAR


O sagu brasileiro, de mandioca, é feito de fécula de mandioca, que por sua vez é um subproduto da moagem do tubérculo para a confecção de farinha.
Em todo o Brasil, o sagu é mais empregado em receitas doces, servido como sobremesa, feito com vinho, leite, suco de uva, suco de laranja, suco de abacaxi, leite de coco, temperado ou não com especiarias, gengibre, ervas aromáticas. Mas não se descarta seu uso em pratos salgados e sopas.
Esse falso caviar de sagu fica bem como entrada servido com torradas ,A ideia era surpreender e me divertir um pouco com meus amigos convidados com o  inesperado Caviar ,afinal peguei todos de surpresa e foi maravilhoso nos divertimos muito e demos boas risadas ,um momento muito chique com espumante e tudo !!!rsrs


Pode ser servido sobre uma torrada, com gotas de limão,
sobre carpaccio, salmão tártaro, numa sopa fria ou quente, ou até
mesmo dentro de uma latinha de caviar, só para impressionar rsrs

100 g de sagu
200 ml de molho shoyu
1 fio de azeite
molho de pimenta
1 colherinha de café de corante comestível preto(opcional)
1 envelope de 10g de hondashi
(tempero de peixe japonês)

Em uma panela, ferva 2 litros de água
Coloque o sagu nesta água e cozinhe em fogo brando até que as bolinhas fiquem transparentes mexendo de vez em quando para não grudar(em torno de 25 minutos)
Escorra o sagu em uma peneira e em seguida lave-os bem para retirar toda a fécula
Em uma vasilha com tampa, misture o shoyu ,o azeite e o envelope de honhashi
Coloque o sagu nesta vasilha  misture levemente para não amassar
Tampe e leve à geladeira 12 horas
Durante este período o sagu irá absorver o shoyu, deixando com gosto e escuro
Cuidado: não coloque mais shoyu porque o sagu irá absorver todo shoyu colocado fazendo com que as bolinhas fiquem muito grandes(o que aconteceu com o meu)
Agora massageie as bolinhas com mais um fio de azeite
Ele serve para dar brilho ao seu caviar sirva com torradinhas

Agora vamos falar do verdadeiro caviar

Esse é o verdadeiro caviar sendo retirado do peixe para ser manipulado e ser vendido caríssimo para apreciadores dessa iguaria tão famosa entre as classes mais elevada da sociedade!

Liturgias de um prazer

Caviar, não se mastiga, jamais. Caviar, apaixonadamente, se degusta com a língua, as refulgentes pelotinhas de encontro ao céu da boca, onde devem se romper à compressão, liberando nas papilas um sabor incomparável, um microsuco picante e untuoso a se lavar, preferivelmente, com um gole imediato de vodka legítima e supergelada. Caviar não se come, nunca. Caviar, respeitosamente, se desfruta, em pouquíssimas companhias. A tradição balcânica sugere a escolta dos blinis delicadas lâminas de massa de farinha e leite, pequenas panquequinhas que embrulham as ovas com um tico de manteiga à temperatura ambiente. Isso basta, embora existam aqueles que preferem ampliar a relação das parcerias: clara e gema, cozidas, picadinhas; cebola crua, triturada; creme de leite, azedo; torradas frescas no lugar dos blinis. Para beber, além da vodka, uma única alternativa: um champagne, ou algum outro espumante de superior categoria. Só, com exclusividade.

Por 1000 dólares o quilo, afinal, respeitem - se os máximos requintes. Caviar se serve, por exemplo, num recipiente apropriado de porcelana, vidro ou prata, no qual se encaixa, perfeitamente, a latinha original, de marca bem visível aos olhos dos comensais. Esse recipiente se localiza dentro de um outro, maior, obrigatoriamente de prata, com abundante gelo picado. Aberta a sua embalagem, o caviar deteriora rapidamente se não for colocado sob a proteção de baixa temperatura.


 


14 comentários:

  1. amiga..ameiiii seu caviar!!!rsss..eu vou fazer..pois achei o maximo!!..e adorei sua explicação sobre o caviar verdadeiro...blog é muita cultura mesmo..boa materia..bjo

    ResponderExcluir
  2. Ficou uma apresentação mt bonita, apesar de jà ter provado o caviar, sou mt cinsera eu não gosto, mas este é falso eheheh

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Eliana, boa tarde!

    Ótimo post!!!

    Que ideia sensacional essa do sagu com shoyu.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Eliana!
    O seu 'falso caviar' eu tenho coragem de provar e deve ter ficado uma delícia.
    (Se bem que eu gosto mesmo é de sagu doce!).
    Mas o caviar verdadeiro eu não degustaria,nem de graça.
    Tenho nojo só de ver.!rsrs
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Eheheheheheh Eliana... finalmente chegou esse famoso caviar .. olha amiga, eu creio que aqui em portugal tem tapioca, que creio sern o que vcs chamam de sagu, os temperos chineses também tem, embora a parte do envelope de tempero de peixe3 chines... duvido... mas temos o directo ao forno de peixe que deve dar o mesmo efeito... olha só que chique... meus filhos vao fazer anos logo vai ter caviar sim.... ui se vai!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de testar receitas! Esse falso caviar ate me atreveria a fazer, mas, assim como a Clau, o de verdade não me apetece. Obrigada pelas receitinhas, amo! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. AMIGA,
    QUE CHIC, VIVENDO E APENDENDO, ADOREI!

    FICA COM DEUS!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  8. Eliana,
    Deve ter sido uma brincadeira e tanto.
    Achei muito interessante.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. NÃO CONHECIA, ESTAMOS SEMPRE APRENDER.
    GOSTARIA MUITO DE PROVAR POIS TEM UM ASPECTO LINDO.
    BJ

    ResponderExcluir
  10. Loiralinda, você arrasa! Sou tua fã até debaixo d'agua! A-do-rei! Bjo e vou fazer!

    ResponderExcluir
  11. Quando a mente é aberta a novas idéias ,o prazer em degustar iguarias mesmo que sejam "alternativas", colocam os cozinheiros em um degrau de verdeiros alquimistas !

    ResponderExcluir
  12. A que horas se coloca a pimenta e quantas gotas ou colheres vai e o corante.?

    ResponderExcluir
  13. Ainda não experimentei caviar nem imagino o sabor que tem, mas espero um dia degustar pra sentir o paladar e se realmente vale a pena pagar o preço que vale.

    ResponderExcluir

A Internet é maravilhosa... e ficará muito mais se pudermos utiliza-la para levar carinho ... esperança... otimismo... e principalmente tratarmos ao outro como gostaríamos de ser tratados.
Se abrirmos nossos corações... faremos de cada internauta conhecido um ser sumamente importante!
Assim como tu és !
E então?
Todos nós somos seres especiais... buscando feedback
Então deixe seu comentário ficarei muito feliz em ler suas considerações!beijos a todos!