No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo.
Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos.
Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.
Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.
Outra bela história que descobri através da minha filha é essa da velhinha Befana gostaria de mostrar a vocês !
E na meia de vocês doces ou carvão??ahahahahaaaaaaaa
Neste 6 de janeiro, as crianças italianas esperam a Befana... mas quem é a Befana? La Befana, é um místico personagem com aspectos de uma velhinha que, na noite de 5 e 6 de janeiro, coloca doces nas meias das crianças que se comportaram bem e para quem aprontou ela deixa um carvão!!!
Tentando entender de onde vem esta tradição encontrei algumas historias interessantes como esta:
A lenda: Segundo uma história popular, os Reis magos dirigiam-se a Belém para levar os presentes à Jesus, mas não conseguiam encontrar o caminho. Na estrada encontram uma velhinha e pediram informações para ela. Agradecidos pela ajuda, os Reis convidaram a senhora para acompanhá-los, mas ela não foi. Depois, arrependida, preparou um cesto de doces e foi procurar os Reis e o menino Jesus, mas não os encontrou. Na esperança de encontrar o pequeno Jesus, ela foi distribuindo doces em todas as casas onde encontrava uma criança. Desde então, gira o mundo dando presentes para as crianças.
A lenda: Segundo uma história popular, os Reis magos dirigiam-se a Belém para levar os presentes à Jesus, mas não conseguiam encontrar o caminho. Na estrada encontram uma velhinha e pediram informações para ela. Agradecidos pela ajuda, os Reis convidaram a senhora para acompanhá-los, mas ela não foi. Depois, arrependida, preparou um cesto de doces e foi procurar os Reis e o menino Jesus, mas não os encontrou. Na esperança de encontrar o pequeno Jesus, ela foi distribuindo doces em todas as casas onde encontrava uma criança. Desde então, gira o mundo dando presentes para as crianças.
Existem inúmeras versões de lendas sobre a Befana. São todas de origem popular,aqui está a versão que mais gostei.
“(…)Conta-se que há muitos séculos o Rei Herodes decretou que todos os meninos naquele ano deveriam ser sacrificados: era seu desejo matar a criança que nasceria para ser o futuro “Rei”. Os soldados percorreram as cidades através de todo o país, matando os meninos. Uma das mães que perdeu o seu filho ficou tão chocada que não conseguiu chorar, nem aceitar a perda de seu filho: ela procurou desesperadamente o filho por toda a casa e, não o encontrando, convenceu-se de que a criança não estava morta, mas desaparecida. Colocou todos os pertences de seu filho numa toalha, presa a uma vara, que carregou no ombro, procurando de casa em casa por ele.
Para essa jovem mãe, parecia que muito tempo havia passado na procura, mas em poucos dias ela viu uma criança. Convencida de que conseguira encontrar o seu filho, ela depositou a toalha e os pertences no pé da manjedoura onde a criança dormia. O jovem pai olhou a face desta estranha e ficou pensando sobre quantos anos aquela mulher haveria de estar procurando seu filho. Seu rosto estava enrugado e seus cabelos brancos.
A criança era Jesus Cristo e, em gratidão à generosidade da “velha” mulher, Ele a abençoou. Em uma noite do ano, por toda a eternidade, aquela mulher, que Ele chamou de La Befana, por ser a “presenteadora de presentes”, teria todas as crianças do mundo para si. Nessa noite, ela seria capaz de visitar cada uma, trazendo roupas e brinquedos. A noite é a de 5 de janeiro de cada ano e, na manhã de 6 de janeiro, as crianças de toda a Itália encontram as suas meias cheias de doces por cada boa ação, ou um pedaço de carvão, se elas tiverem sido más. Durante a noite da visita de La Befana ela é recebida por cada família com um prato contendo brócolis e lingüiça temperada, mais um cálice de vinho. Na manhã seguinte, junto com os presentes, a comida está marcada pela mão de La Befana, pela cinza esparsa deixada no prato.”
BUONA BEFANA A TUTTI !!!!
DOCE OU CARVÃO?????
Não conhecia nenhuma das lendas sobre a velha Befana, adorei a última tbm.
ResponderExcluirBjoBjo;)
Amiga tens sempre histórias tão lindas adoro,bjokinhas e obrigada por me dares a conhecer
ResponderExcluirYo no conocía a este personaje de nada, que interesante todo.
ResponderExcluirLa preparación tiene que estar rica.
Saludos y feliz día de reyes.
Não conhecia a lenda, obrigada pela partilha.
ResponderExcluirBeijinhos
Eu mereço doce!!!!! rsrs Muito legal conhecer essas histórias que estão desaparecendo com o passar dos anos, beijos
ResponderExcluirQue legal eu não conhecia..
ResponderExcluirvou ler pra minha filha hahaha ela vai gostar..
que bom que ela merece doce sempre.. rsrsr
beijo e uma bonita quinta pra vc..
Adorei conhecer essa história!
ResponderExcluirAcho que no geral vou ganhar um doce, mas se vier um carvão a gente faz um churrasco!
bjs
Eliana, que leyendas y costumbres interesantes, muy bonitas y el dulce parace riquìsimo.
ResponderExcluirDeseo que tengas un feliz día de Reyes y un año 2011 lleno de todas las cosas buenas de la vida y que se cumplan tus deseos.
Un abrazo y un beso
Que interessante a la Befana, frô. Eu não conhecia essa personagem.
ResponderExcluirMuito show! ;oD
E hoje é dia de desmontar a árvore de natal e retirar todos os enfeites, bora começar... rs
Xerinhos, bonita!
Paty
Eliana, ando merecendo doces e carvão...rsrrs
ResponderExcluirQue história linda e triste ao mesmo tempo! Gostei de conhecer.
(Amiga, a data do meu aniversário é 28/04. A de hoje é a do meu marido, de quem estou "de mal" e não quis deixar passar em branco, mas também não queria falar nada.
Nada grave, coisa passageira, de marido e mulher. Sou brava, viu? Não gosto de brigar, mas como dizem: "quando espalho ninguém me junta..." rsrrs)
Beijo!
Gostei de saber das histórias , vivendo e aprendendo, rsrs.
ResponderExcluirEsse bolo ficou lindo!
andreaquitutes.blogspot.com/
bjs,Andréa...
Eliana querida! Antes de mais nada, um feliz ano novo pra ti!Que 2011 seja um ano repleto de realizações e sucesso!! Eu não conhecia esta lenda,muito interessante!! Olha, garanto que eu fui um bom menino o ano todo...heheheh. Mereço um docinho,né??? Beijo enorme!!
ResponderExcluirhttp://nacozinhadothiago.blogspot.com
Querida amigaaaaa!!!
ResponderExcluirQue delícia de postagem. Agradeço também a sua filha pela assessoria! Eu não conhecia a história das balas nas meias! Ah! Que postagem terna! Amei!
Olha, descobri uma das "coisas boas da vida"! Um jovem poeta talentoso de dezessete anos que se escondia aqui em Aracaju. Hoje eu resolvi colocá-lo em foco! Confira! Eu amei! Acho que você vai gostar! Bjs
Entrei aqui esta manhã, pelo título do post. Este assunto para mim era novidade, não fora ter lido um artigo do Brasil Cultura. Pela segunda vez, em menos de dois dias, ia tomar conhecimento de algo que demorei 62 anos a descobrir. :-)
ResponderExcluirBem Haja
P.S. O seu blogue, é delicioso!
Luísa
Que bom conhecer estas estórias...
ResponderExcluirDoce tarde querida...beijinhos
Valéria
Olá Eliana,
ResponderExcluirNão conhecia a história da Bruxa Befana,mas aqui em casa devido a minha familia multicultural!!!!festejamos o dia de Reis desde criança e com minhas filhas também,meu marido sempre colocava junto com elas o sapatinho, água e pasto para os camelos e guloseimas para os Reis magos e elas ficavam esperando pelo presente e morriam de medo de ganhar um carvão.....A figura dos Reis Magos sempre foi mais importante do que a do Papai Noel.Hoje com este mundo super capitalista o Papai Noel é o que mais vende....
Beijinhos,
Carla
As duas lendas aõ lindas!
ResponderExcluirPassei para te convidar...tem sorteio rolando la no bloguito, vai la participar!
Bjs
Joana CAmpos
Olá,
ResponderExcluirPossuo vários blogs de receitas e ando à procura de parceiros para eles e troca de links.
Se estiver interessado, basta adicionar os nossos links e responder a este email (wservir@gmail.com) com os seus links para que possamos adicionar também.
http://receitas-afrodisiacas.blogspot.com/
http://entradas-receitas.blogspot.com/
http://receitas-diabeticos-dieteticas.blogspot.com/
http://receitas-sem-gluten.blogspot.com/
http://receitasnatal.blogspot.com/
http://receitasfimdeano.blogspot.com/
http://receitas-cocktails.blogspot.com/
http://receitas-pascoa.blogspot.com/
E ainda o site http://pt.petitchef.com
Outro site é o http://pt.creatiblogs.com
eu recebi muitos doces!!!!:-)))bjs
ResponderExcluirEliana linda do meu coração!!!!
ResponderExcluirvc quer me matar de "lombriga" , né? rsrsrsrsrsrsrs
Amiga, to na Dieta Coletiva, morrendo de vontade de comer um docinho e entro aqui pra te visitar e me deparo com esta " tentação" !!!!
Deu água na boca!!! rsrsrsrsrs
Um beijão cheinhooooooo de carinho!
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com
Que história liiinda, não conhecia!
ResponderExcluirMas já adptei em meu repertório!
Beijocas,
Dani
Nao conhecia eu a historia da Befana! encantame istas historias Eliana!! e pasado un ratinho entretenido lendo isto!
ResponderExcluirESTE É UM DOS ASPECTOS QUE ADORO NA BLOGOSAFERA- APRENDER- NÃO CONHECIA ESTAD LENDAS, BEM INTERESSANTES- CULTURA.
ResponderExcluirOBRIGADA, BJS,
Belas histórias...não as conhecia...
ResponderExcluirE na minha meia quero doces...Fui uma boa menina esse ano...kkkkkkkkkkkkkkk
bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/
Oi Eliana,
ResponderExcluirA história dos Reis magos eu sabia, mas não sabia a a Befana. Adorei.
para mim em lugar de doce vai carvão mesmo, pois comi demais neste final de ano e estou de regime.
Bjkas e um ótimo final de semana para vc.
http://gostodistonew.blogspot.com/
Eliana, mas que bolo mais bonito!!! Bem curiosa essa lenda ;)))
ResponderExcluirBjsss,
Madalena
Oi querida
ResponderExcluirPor aqui a criançada espera ansiosa para receber a meia da Befana! No meu primeiro ano aqui meus sogros penduraram uma na minha janela - hehehehe!
Bjim
Léia
Quelle magnifique galette des Rois.
ResponderExcluirJ'en aurai goûté avec plaisir.
Très bonne fête mon amie.
A très bientôt.
Eliana,
ResponderExcluirTambém não conhecia a historia da Befana, super interessante. Sempre estamos aprendendo : )
Obrigada por seu textos, são sempre um aprendizado.
Beijinhos
OI, Eliane
ResponderExcluirPasso,com calma,pra desejar-lhe um Novo Ano cheio de paz e prosperidade em todos os sentidos...
Cheguei anteontem de viagem...
As minhas férias foram deliciosas... Junto à família tudo é bom demais!!!
O dia de Reis merece ser bem comemorado e com direito a um bolo tão apetitoso...
Bjs com gostinho de início de ano
No conocía la leyenda, pero mi marido que es descendiente de italianos había oído hablar de ella. Es muy linda historia, gracias por compartirla!
ResponderExcluirBesos
Esta da Befana não conhecia. Obrigado pela partilha.
ResponderExcluirBeijo :)
Olá Eliana,
ResponderExcluirSua história sobre a Befana,me levou de volta a infancia! Como neta de italianos,lembro muito bem dos saquinhos de tule enfeitados com fitas que minha mãe costurava para deixarmos próximo da cama na noite do dia 05 de janeiro.Dormiamos rapido, para que a Befana( chamavamos de Bifana)nos deixasse logo doces e chocolates.Velas coloridas de açucar( lindas),balas,pirulitos, chocolates...enfim,uma festa para a criançada.Pena que na minha própria familia se perdeu essa tradição.Obrigada por resgatar essa parte da infancia que tanta saudade me traz.Um beijo
Denise Cardoso
Oi Denise tão bom lembrar coisas boas da nossa infância,Que só nos trazem alegrias fico muito feliz por vc!
ResponderExcluir